A Manutenção Que o Seu Automóvel precisa

Uma manutenção automóvel frequente ajuda-o a garantir um automóvel "saudável" e seguro

Adquirir um veículo não significa apenas conforto. Este acarreta a necessidade de manutenções frequentes para que a sua durabilidade seja a maior possível. Antes de mais importa perceber quais os tipos de manutenção :

Manutenção Preventiva

Consiste em optar por uma manutenção mais regular, que tal como o nome indica ajuda a "prever" possíveis problemas e consequentemente ajuda a evitar problemas futuros maiores. Optar por este tipo de manutenção deteta mais rapidamente o possível desgaste do veículo, bem como a possível necessidade de troca de componentes antes mesmo de chegar o momento da revisão ou inspeção periódica obrigatória.

Manutenção Preditiva

Tal como a manutenção preventiva, o objetivo desta é o mesmo, no entanto pode ser um pouco mais cara por ser necessário recorrer à utilização de equipamentos, testes e avaliações iniciais pois, tem como base os sinais do automóvel que indiquem possíveis problemas e cuja intervenção é necessária ao contrário da anterior que é feita independetemente do carro apresentar ou não sinais de necessidade de intervenção.

Manutenção corretiva

Este tipo de manutenção é utilizada sempre que o objetivo seja já o de corrigir um problema apresentado pelo veículo. Não faz parte da manutenção prévia como as anteriores, aplica- se quando o problema já existe e é necessário resolvê-lo.

Revisão Automóvel

De forma a garantir que o veículo se mantem em bom estado e que garante a segurança necessária de todos os ocupantes, a revisão automóvel avalia o estado do óleo do motor, componentes elétricos, filtros, radiador, travões, luzes, alinhamento do carro, pneus entre outros.

Estas concretizam - se com a periodicidade recomendada pelo fabricante, a qual aparece descrita no manual do proprietário, caso não a encontre, e de forma a jogar pelo seguro faça uma revisão a cada 10.000 Km ou uma vez por ano e, no caso de veículos muito utilizados (carros de serviço por exemplo) de 6 em 6 meses.

Esteja atento a todos os barulhos e sinais emitidos pelo seu veículo. Optar por uma manutenção atenta e frequente, garante - lhe não só o aumento da segurança e da longevidade do seu veículo como também lhe dá garantias de que este se encontra de acordo com a regulamentação em vigor aquando o momento da Inspeção Periódica Obrigatória.

 

MARCAR REVISÃO