A importância de substituir a bomba de água com a distribuição

A distribuição é um sistema complexo no qual estão associados vários componentes. É necessário que todos estejam em bom estado, incluindo a bomba de água. Se assim for, o sistema funcionará em perfeitas condições e diminui a possibilidade de sofrer avarias. Nesta publicação, a NAauto, explica o motivo por que se deve substituir a bomba de água.

 

A importância da bomba de água

Quando se realiza a manutenção na distribuição, é fundamental substituir vários componentes:

  • Correia trapezoidal
  • Tensor
  • Polia de inversão
  • Guias e parafusos

Ao substituir todas as peças sujeitas a desgaste, realizamos uma manutenção correta sobre a distribuição, de uma só vez. Caso contrário, podem ocorrer avarias inesperadas e o consequente transtorno para o cliente.

É por esse motivo que na NAauto, recorremos a soluções de manutenção completa da distribuição, na qual se deve substituir a bomba de água, uma vez que o seu nível de desgaste é similar ao dos componentes da distribuição. Desta forma, realizamos uma intervenção adequada, evitando que os nossos clientes voltem antes da próxima manutenção da distribuição, com avaria na bomba de água.

 

As consequências de não substituir a bomba de água

Exemplos desta causa frequente podem ser encontrados nos modelos da Renault (Clio, Megane, Scenic), Dacia (Duster, Logan, Sandero) ou Nissan Kubistar com motores 1.4 e 1.6 16v a gasolina. Nestes casos, com o aumento de desgaste, o rolamento da bomba de água fica com uma folga, fazendo com que a correia funcione com forças laterais excessivas e pode danificar os carretos e suportes da árvore de cames. 

De modo a evitar estes riscos, na NAuto recomendamos sempre que a manutenção da distribuição seja realizada de forma completa, com substituiçã da bomba de água.