Nova Etiqueta de Pneus da UE - Já conhece as alterações?

A nova etiquetagem de pneus, em vigor a partir de Maio de 2021, surge com o intuito de facilitar, ao consumidor, o acesso a informações como a eficiência energética, segurança e o ruído tornando-as facilmente comparáveis.

 

As principais alterações consistem:

  • na reorganização das escalas de classes de desempenho da eficiência energética e da distância de travagem em pavimento molhado a qual é agora entre A a E:
  • a classe A e B mantêm-se inalteradas ao contrário da  classe D,  que na escala anterior estava vazia e atualmente representa as categorias que compunham a classe E  -  C1 (veículos turismo) e C2 (comerciais ligeiros);
  •  a classe E compreende as categorias que anteriormente integravam as classes F e G.
  •  no dever de disponibilização da informação da etiqueta para a categoria de Classe C3 – veículos comerciais pesados;
  •  na representação do ruído exterior dos rolamentos não só por décibeis como também pela escala de letras A,B e C;
  • campo de informação sobre o ruído sendo introduzidos dois pictogramas, nos quais a sua presença indica se o pneu é adequado para condições de neve extrema ou se adequado/com aderência ao gelo;
  • na presença de um Código QR através do qual se pode ter a informação mais detalhada sobre o modelo.

 

Como interpretar a etiqueta?:

  •  A eficiência ao nível do consumo é apresentada do lado esquerdo da mesma. É classificada de A a E numa escala codificada de cores, sendo que A representa a classe mais elevada e a E a mais baixa.
  •  A informação relativa à aderência do piso molhado aparece do lado direito. Esta apresenta a mesma classifcação que a informação sobre a eficiência energética.
  •  O ruído aparece representado na parte final da nova etiqueta. Expressa –se em décibeis e é representado por uma, duas ou três barras. Quanto mais barras apresentar mais ruidoso é o pneu. Surge ainda classificado por uma escala de A a C.
  •  A presença dos pictogramas na parte final da etiqueta, tal como referido anteriormente, indicam se o pneu é adequado para condições de neve extrema ou se adequado / com aderência ao gelo de acordo com a imagem apresentada.