Dicas para reduzir o consumo de combustível

Quando falamos em economizar, todas as razões são válidas e não precisa de truques ou grandes ajustes no seu veículo para reduzir o consumo de combustível. Conheça algumas dicas.

Evite conduzir a grandes velocidades e de forma agressiva

Mantenha a distância de segurança do veículo da frente, acelerar e travar bruscamente não ajudam a economizar combustível, muito pelo contrário. Evite ainda conduzir em mudanças mais baixas, passando sempre para a mais acima possivel sem acelerar mais que o necessário e, se possivel, use o cruise-control em trajetos mais longos, estes ajudam a manter a velocidade e por sua vez a controlar o consumo.

Evite ficar em ponto - morto

Todos passamos diariamente por situações de muito trânsito, sobretudo nas grandes cidades, e por vezes achamos que o tempo parado será muito pouco e que talvez não valha a pena desligar o carro, no entanto, se a espera se prolongar por alguns minutos, já se torna numa boa razão para desligar o motor para que este, não fique a consumir desnecessariamente.

Preste atenção aos pneus

Faça a verificação da pressão dos pneus uma vez por mês. Pneus eficientes são eficazes na redução de consumo de combustivel.

Diminua o peso desnecessário no carro

Não abdique de todo o equipamento que contribui/representa a segurança do seu veículo (triângulo, macaco, pneu suplente…) mas, retire tudo aquilo de que não necessita. Um carro com peso extra consome mais combustivel do que o necessário, ora quanto mais peso houver mais energia será necessária gastar para ele se deslocar.

Retire os equipamentos acessórios

Atrelados, suportes de bicicletas e porta bagagens de tejadilho afetam a aerodinâmica do seu carro reduzindo assim a eficácia na redução do consumo de combustivel. Retire –os senão lhes estiver a dar uso.

Desligue equipamentos que não está a usar

Ar Condicionado, faróis, aquecedor, desembaciadores de pára-brisas devem permanecer desligados quando não são necessários, garanta que estão desligados quando não os estiver a usar. Verifique também os equipamentos conectáveis (consolas, carregadores…) estas podem obrigar o alternador a trabalhar mais de forma a gerar corrente extra.

Faça manutenções frequentes ao seu carro

Velas danificadas, filtros de ar e óleo sujos, por exemplo, contribuem para um aumento significativo de consumo de combustível. Cuide do seu carro e garanta que segue as recomendações de fabricante, um motor mal tratado não ajuda na diminuição de consumo.